"A Língua de Sinais é, nas mãos de seus mestres, uma linguagem das mais belas e expressivas, para a qual, no contato entre si é como um meio de alcançar de forma fácil e rápida a mente do surdo, nem a natureza nem a arte proporcionaram um substituto satisfatório."
J. Schuyler Long
Neste dia começamos a aula estudando sobre uma deficiência específica: a surdez e a língua de sinais.
No início assistimos o vídeo: " A linguagem de sinais";
Dando continuidade então, a seguir será registrado alguns itens sobre o vídeo que assistimos e explicações no decorrer da aula sobre o assunto:
- Apesar da surdez ser genética, ela pode ser tratada, e avaliadas ao nascimento e recuperadas. Isso deve ser tratada até de preferência até os seis meses, ou o quanto antes melhor, pois a criança precisa ser estimulada para que assim, desenvolva a linguagem;
- O tipo mais comum de surdez é no ouvido interno, para diagnosticar este problema utiliza-se o teste da orelhinha;
- INES - Referência para os surdos. A Internet (a informática) é um recurso excelente para os surdos;
- A libra possui gramática e estrutura própria, e não somente gestos;
- Os surdos e os ouvintes possuem as mesmas capacidades;
- É importante os profissionais capacitados e intérpretes para auxiliar na formação dos surdos;
- LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais;
- A Libras representa também conceitos abstratos como as demais línguas;
- Surdos ou não todos nos igualamos a ouvir;
- INES - Instituto Nacional de Educação de Surdos, criada no século XIX, por Dom Pedro;
- Além do INES - Temos a FINEIS - Federação Nacional de Educação e Integração dos surdos.
CONTINUAÇÃO DA EXPLICAÇÃO DO SLIDE "EDUCAÇÃO INCLUSIVA" A QUAL NÃO HAVIA SIDO CONCLUÍDO:
- Para o surdo a expressão facial é mais importante que os sons, sendo que a mesma é indispensável para os mesmos;
- Os surdos quando querem expressar alguma coisa, as pessoas não entendem, por esse motivo eles ficam irritados;
- O surdo se distrai com a maior facilidade. As vezes o professor fala e ele não entende, assim, qualquer outra coisa distrai sua atenção;
- Preferencialmente o surdo na escola / sala de aula deve sempre sentar na primeira carteira, porque ele vai ter o campo visual todo na sua frente livre, dificultando a sua distração;
- Para o surdo nada é formado, deve-se ampliar o seu vocabulário;
- Tem muito regionalismo na linguagem de sinais.
EM SEGUIDA A PROFESSORA NOS ENSINOU UM POUCO DA LINGUAGEM DE SINAIS E COLOCAMOS EM PRÁTICA COM ALGUMAS PALAVRAS:
- Amor - Ódio
- Dia - Noite
- Calo - Frio
- Mulher - Homem
- Novo - Velho
- Bonito - Feio
- Feliz - Triste
- Gordo - Magro
- Alto - Baixo
- Certo - Errado
- Bom - Ruim
- Bem - Mal
- Grande - Pequeno
- Grosso - Fino
- Longe - Perto.
Após assistimos o vídeo "HELLEN KELLER". Falava a história de uma menina surda na qual, os pais não sabiam como proceder com ela e a deixam livre para fazer o que queria, como queria e na hora que queria.
Contrataram uma professora que começou todo um processo para ajudá-la a ter limite e se socializar, tendo uma boa convivência na presença das pessoas.
Foi um trabalho muito difícil, porque o pai de Hellen interferia muito, ele não queria que ela sofresse, entendia que, a forma com que ela estava aprendendo com sua professora, estava causando sofrimento a menina. Por esse motivo a professora foi demitida, ao se despedir da menina, começou a se comunicar com a professora, foi onde os pais viram , se aproximaram e consideram felizes o bom trabalho da professora, emocionados por verem que Hellen havia aprendido muito. E tudo o que ela aprendeu contribuiu para a sua vida.
UMA CURIOSIDADE...
Desse modo finalizamos mais uma aula de FMEE!
ABRAÇOS E ATÉ A PRÓXIMA AULA!
Fontes de pesquisa :
http://deficienciavisualsp.blogspot.com/2009/04/blog-post.html
http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=IMAGEM+DIA+DO+SURDO+FAIXA&aq=f&aqi=&aql=&oq=&gs_rfai=
http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=immagem+de+linguagem+de+sinais&aq=f&aqi=&aql=&oq=&gs_rfai=
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