terça-feira, 21 de setembro de 2010

Sétima aula de Fundamentos e Metodologia da Educação Especial dia 15/09/10.

"A Língua de Sinais é, nas mãos de seus mestres, uma linguagem das mais belas e expressivas, para a qual, no contato entre si é como um meio de alcançar de forma fácil e rápida a mente do surdo, nem a natureza nem a arte proporcionaram um substituto satisfatório." 
                                                                                                                                    J. Schuyler Long


Neste dia começamos a aula estudando sobre uma deficiência específica: a surdez e a língua de sinais.

No início assistimos o vídeo: " A linguagem de sinais";


Dando continuidade então, a seguir será registrado alguns itens sobre o vídeo que assistimos e explicações no decorrer da aula sobre o assunto:
  • Apesar da surdez ser genética, ela pode ser tratada, e avaliadas ao nascimento e recuperadas. Isso deve ser tratada até de preferência até os seis meses, ou o quanto antes melhor, pois a criança precisa ser estimulada para que assim, desenvolva a linguagem;
  • O tipo mais comum de surdez é no ouvido interno, para diagnosticar este problema utiliza-se o teste da orelhinha;
  • INES - Referência para os surdos. A Internet (a informática) é um recurso excelente para os surdos;
  • A libra possui gramática e estrutura própria, e não somente gestos;
  • Os surdos e os ouvintes possuem as mesmas capacidades;
  • É importante os profissionais capacitados e intérpretes para auxiliar na formação dos surdos;
  • LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais;
  • A Libras representa também conceitos abstratos como as demais línguas;
  • Surdos ou não todos nos igualamos a ouvir;
  • INES - Instituto Nacional de Educação de Surdos, criada no século XIX, por Dom Pedro;
  • Além do INES - Temos a FINEIS - Federação Nacional de Educação e Integração dos surdos.

CONTINUAÇÃO DA EXPLICAÇÃO DO SLIDE "EDUCAÇÃO INCLUSIVA" A QUAL NÃO   HAVIA SIDO CONCLUÍDO:
  • Para o surdo a expressão facial é mais importante que os sons, sendo que a mesma é indispensável para os mesmos;
  • Os surdos quando querem expressar alguma coisa, as pessoas não entendem, por esse motivo eles ficam irritados;
  • O surdo se distrai com a maior facilidade. As vezes o professor fala e ele não entende, assim, qualquer outra coisa distrai sua atenção;
  • Preferencialmente o surdo na escola / sala de aula deve sempre sentar na primeira carteira, porque ele vai ter o campo visual todo na sua frente livre, dificultando a sua distração;
  • Para o surdo nada é formado, deve-se ampliar o seu vocabulário;
  • Tem muito regionalismo na linguagem de sinais.

EM SEGUIDA A PROFESSORA NOS ENSINOU UM POUCO DA LINGUAGEM DE SINAIS E COLOCAMOS EM PRÁTICA COM ALGUMAS PALAVRAS:
  • Amor - Ódio
  • Dia - Noite
  • Calo - Frio
  • Mulher - Homem
  • Novo - Velho
  • Bonito - Feio
  • Feliz - Triste
  • Gordo - Magro
  • Alto - Baixo
  • Certo - Errado
  • Bom - Ruim
  • Bem - Mal
  • Grande - Pequeno 
  • Grosso - Fino
  • Longe - Perto.


Após assistimos o vídeo "HELLEN KELLER". Falava a história de uma menina surda na qual, os pais não sabiam como proceder com ela e a deixam livre para fazer o que queria, como queria e na hora que queria.
Contrataram uma professora que começou todo um processo para ajudá-la a ter limite e se socializar, tendo uma boa convivência na presença das pessoas.
Foi um trabalho muito difícil, porque o pai de Hellen interferia muito, ele não queria que ela sofresse, entendia que, a forma com que ela estava aprendendo com sua professora, estava causando sofrimento a menina. Por esse motivo a professora foi demitida, ao se despedir da menina, começou a se comunicar com a professora, foi onde os pais viram , se aproximaram e consideram felizes o bom trabalho da professora, emocionados por verem que Hellen havia aprendido muito. E tudo o que ela aprendeu contribuiu para a sua vida.

UMA CURIOSIDADE...


Desse modo finalizamos mais uma aula de FMEE!

ABRAÇOS E ATÉ A PRÓXIMA AULA!

Fontes de pesquisa :


http://deficienciavisualsp.blogspot.com/2009/04/blog-post.html

http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=IMAGEM+DIA+DO+SURDO+FAIXA&aq=f&aqi=&aql=&oq=&gs_rfai=

http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=immagem+de+linguagem+de+sinais&aq=f&aqi=&aql=&oq=&gs_rfai=

Nenhum comentário:

Postar um comentário