"A inclusão escolar começa na alma do professor, contagia seus sonhos e amplia seus ideais. A utopia pode ter muitos defeitos, mas pelo menos, uma virtude tem: ela nos faz caminhar."
Eugênio Cunha
Primeiramente a professora apresentou vídeos sem som, somente com imagens, para entendermos um pouco como os surdos se sentem;
Em seguida a professora Beta falou que nos disponibilizou alguns materiais:
- Slide da Educação do surdo;
- Alfabeto Braille;
- Adaptações em materiais escolares, objetos pessoais...
- A deficiência visual divide-se em: Cego e baixa visão;
- O cego trabalha mais com som e material em alto relevo;
- Para as pessoas com baixa visão, trabalhar para estimular o que tem de visão. Cores contrastastes; caderno com linhas maiores (caderno com pautas largas é ideal para a baixa visão); materiais impressos ampliados;
- Os cegos precisam de materiais adaptados: Mapa e globo terrestre em alto relevo, e o alfabeto em braille.
- Também realizamos uma atividade em dupla: O olho de uma integrante da dupla foi vendado, e a outra foi guiando. Andamos pelos corredores da UNESC, para refletirmos na como se sente uma pessoa com baixa visão ou cega;
- Também realizamos uma atividade IRREC em duplas com a seguinte questão:
QUAL DAS DUAS DEFICIÊNCIAS, VISUAL E AUDITIVA APRESENTAM MAIOR DIFICULDADE NO TRABALHO PEDAGÓGICO?
Eu juntamente com a Luana chegamos a seguinte conclusão:
Consideramos a deficiência visual, pois, é mais difícil de o professor adequar e manusear todos os materiais para poder contribuir na aprendizagem do aluno.
Podemos mencionar como exemplo o vídeo sem áudio que assistimos no início da aula e a dinâmica vivenciada pelas acadêmicas. Pois, para nós foi mais fácil compreendermos as imagens sem áudio, do que nos deslocarmos sem podermos enxergar.
Tendo na sala de aula um aluno com surdez, acreditamos que será mais fácil o aperfeiçoamento do professor para trabalhar com esse aluno na linguagem de sinais, é possível entender suas expressões: faciais, por meio de gestos...
Tendo na sala de aula um aluno com surdez, acreditamos que será mais fácil o aperfeiçoamento do professor para trabalhar com esse aluno na linguagem de sinais, é possível entender suas expressões: faciais, por meio de gestos...
O BRAILLE
"O Braille é composto por 6 pontos, que são agrupados em duas filas verticais com três pontos em cada fila (cela Braille). A combinação desses pontos forma 63 caracteres que simbolizam as letras do alfabeto convencional e suas variações como os acentos, a pontuação, os números, os símbolos matemáticos e químicos e até as notas musicais.
Para os cegos poderem ler números ou partituras musicais, por exemplo, basta que se acrescente antes do sinal de 6 pontos um sinal de número ou de música".
MATERIAIS UTILIZADOS PARA A ESCRITA EM BRAILLE
REGLETE
"Para a escrita em Braille o Deficiente Visual utiliza a Reglete: uma régua metálica com várias "janelinhas" que recebe o nome de CELAS e que é utilizada sobre uma pancha de madeira, com orifícios laterais onde pode ser encaixada a reglete.
Esta Reglete é de mesa, mas existem também regletes de bolso, onde não há necessidade da prancha para encaixe".
PUNÇÃO
"É com o punção que se faz os "furinhos" na escrita Braille dentro de cada cela. A escrita com a Reglete deve ser da direita para a esquerda, ou seja, o contrário da escrita convencional em tinta, de forma espelhada. Para fazer a leitura o deficiente visual, deverá virar a folha, onde estarão os pontos em relevo e, aí sim, fará a leitura da esquerda para a direita, como na leitura convencional em tinta.
Este punção recebe o nome de anatômico, pois pelo seu formato ele se molda ao formato dos dedos; existe também o punção convencional que tem a base arredondada".
MÁQUINA BRAILLE
"A Máquina Braille serve, também, para a escrita em Braille. Sua escrita é como em uma máquina de datilografia comum; à medida que você vai escrevendo já é possível visualizar as letras na folha.
Se por acaso houver um erro na letra é só apagar com a ponta do dedo ou com a unha; os pontinhos em relevo desaparecem com a pressão da ponta dos dedos".
UMA INFORMAÇÃO QUE CONSIDERO IMPORTANTE DESTACAR:
TODO DIA 04 DE JANEIRO COMEMORA-SE O DIA DO "SISTEMA BRAILLE"
Fontes de pesquisa:
Nenhum comentário:
Postar um comentário