quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Décima aula de Fundamentos e Metodologia da Educação Especial dia 06/10/10.

Oi Pessoal tudo bem?
Estive observando e já estamos na décima aula de Fundamentos e Metodologia da Educação Especial, está passando muito rápido!


Para refletirmos um pouco, achei interessante:


"Deficiente"
é aquele que não consegue modificar sua vida, aceitando as imposições de outras pessoas ou da sociedade em que vive, sem ter consciência de que é dono do seu destino.

"Louco"
é quem não procura ser feliz.

"Cego"
é aquele que não vê seu próximo morrer de frio, de fome, de miséria.

"Surdo"
é aquele que não tem tempo de ouvir um desabafo de um amigo, ou o apelo de um irmão.

"Mudo"
é aquele que não consegue falar o que sente e se esconde por trás da máscara da hipocrisia.

"Paralítico"
é quem não consegue andar na direcção daqueles que precisam de sua ajuda.

"Diabético"
é quem não consegue ser doce.

"Anão"
é quem não sabe deixar o amor crescer.
....

Autora: Renata Vilella


Vamos para os registros da aula:


Neste dia assistimos um filme que retratou bem a Síndrome de Down, intitulado

O OITAVO DIA: COM PASCAL DUQUENNE E DANIEL AUTEUIL!




Vamos conhecer um pouco deste filme tão emocionante: 


"Harry é uma pessoa normal. Muito normal, apesar de estar sozinho por não saber se relacionar com as pessoas. Tudo o que ele sabe é trabalhar sete dias por semana. Um dia, depois de esquecer de buscar seus filhos numa estação de trem, começa a dirigir pelas ruas angustiado. Quase atropela Georges, um jovem com Síndrome de Down. Harry quer levá-lo de volta para sua casa, mas não consegue se livrar dele. A amizade cresce. Esses dois homens com nada em comum tornam-se inseparáveis e as coisas nunca mais foram as mesmas para a sorte de Harry".


GEORGES

GEORGES E NATALIE


HARRY E GEORGES A GRANDE HISTÓRIA DE UMA LINDA AMIZADE!


Filme vencedor Melhor Ator Cannes 96. 


Depois de assistir o filme dialogamos sobre o mesmo, deixo registrado algumas informações importantes:
  • Entre crianças não houve preconceito e discriminação, que discrimina e tem preconceitos são os adultos;
  • O que é semelhante atrai e o que é diferente assusta, por isso muitas pessoas ao verem Georges se assustavam e se afastavam;
  • No instituto onde Georges estava,  foi colocado lá depois da morte de sua mãe, sendo só ela que o cuidava, todos recebiam visitas, menos Georges;
  • O maior deficiente que demonstrou no filme foi Harry, pois, tinha uma vida toda condicionada e com uma grande rotina e George quando surgiu em sua vida, desorganizou tudo e depois organizou novamente, com suas atitudes mais simples. Se tornaram grandes amigos e para Harry essa amizade foi uma grande lição. Infelizmente Georges acaba morrendo no final do filme, mas deixou um imenso aprendizado e saudades a quem ele conquistou e o aceitou!


Fontes de pesquisa:


http://ana--luisa.blogspot.com/2008/02/um-poema-para-todos.html

http://www.cpep-fisio.com.br/fotos/filmes/oitavodia.jpg

http://i.ytimg.com/vi/3tBKLW_DDOU/0.jpg

http://i.imagehost.org/0670/snapshot_dvd_01_40_30_2010_04_13_12_18_51.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário